quinta-feira, 21 de junho de 2012

Linhagem - Engenheiro Eusèbe Stevaux, o primeiro da família a chegar ao Brasil

 

Família, descendência, hereditariedade e genética. Que coisas curiosas. Não é incrível notar como os membros de uma família podem ser impressionantemente parecidos entre si?
Quando olho para o retrato de Eusèbe Stevaux, o primeiro Stevaux a chegar ao Brasil, ainda no século XIX, tenho a impressão de que estou olhando para o rosto de meu avô, seu descendente direto.
Stevaux têm tudo a mesma cara, minha mãe costuma dizer.
 E não é essa a beleza do parentesco? Quantas pessoas podem traçar sua linhagem até o séc. XIX? Aliás, quem se importa em tentar traçar as linhas, muitas vezes emaranhadas, que guiam até a origem de uma família, descobrir suas histórias?
Minha família é cheia de histórias... como aquela que conta que, misturado ao sangue francês burguês, há um pinguinho de sangue real italiano, ainda que por meios tortuosos.
Mas essa já é outra história, para um outro post.

A história completa de Eusèbe Stevaux pode ser lida neste link, do Arquivo Histórico Municipal.

http://www.arquiamigos.org.br/info/info23/i-estudos.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário